Receba nosso conteúdo VIP!

Junte-se a nós e receba atualizações e sacadas incríveis sobre o Mercado Imobiliário, Dicas de Decoração, Arquitetura e uma pitada de bom humor

Financiar ou alugar um imóvel? Qual seria a melhor opção para você.

O sonho da casa própria continua fazendo parte da realidade dos brasileiros. Segundo o Datastore, empresa especializada em pesquisas do setor imobiliário, mais de 13 milhões de famílias desejam comprar um imóvel em até dois anos. Mas, na hora de avaliar qual é a melhor opção para os bolsos, muitas vezes surge a dúvida: Qual vale a pena, alugar ou financiar?

Neste artigo, vamos tecer algumas dicas e esperamos que ajude na sua escolha, mas, é importante entender que essa é uma decisão muito particular. Vamos à leitura?


ANTES DE TUDO, FAÇA UMA ANÁLISE FINANCEIRA


Além do valor considerável para se ter um imóvel, o comprador deve analisar questões como a forma de pagamento, despesas com manutenção, IPTU, entre outros impostos. Levando em conta valores altos, comprar uma casa pode ser uma meta, mas de maneira objetiva, também é um compromisso financeiro assumido. 


ANALISE COM CUIDADO O RETORNO DOS INVESTIMENTOS


A maioria dos compradores optam por financiamento com parcelas que podem levar décadas para serem pagas. Neste caso, alguns especialistas afirmam que estas parcelas podem ser consideradas como um investimento em um bem que será seu. Para outros, esse valor poderia ser investido em outras opções com melhor retorno financeiro.


CONSIDERE O COMPROMISSO COM O IMÓVEL


Algumas pessoas preferem aderir ao aluguel por pagarem uma parcela mensal fixa, onde não se assume o compromisso total pelo imóvel. Enquanto isso, suas finanças podem ser utilizadas em outros investimentos considerados mais prioritários naquele momento.


AVALIE SEU ESTILO DE VIDA


Também temos que  levar em consideração as pessoas que não gostam de fixar em um local específico. Com a realidade atual do home office (crescente cada vez mais no pós pandemia), o estilo de vida e de trabalho sem residência fixa, mais “livre”, por assim dizer, faz com que as pessoas decidam por novas localidades em busca de novas experiências. Neste caso, comprar uma casa pode não ser a melhor opção, já que dificilmente ela irá se manter no mesmo local por muito tempo.


Por outro lado, quem deseja comprar um imóvel, não para morar, e sim para alugar – seja para fins residenciais ou comerciais – pode ser uma ótima fonte de renda.


FAÇA A SUA ESCOLHA


Comprar um imóvel é uma decisão onde muitos afirmam sobre os benefícios e sobre isso ser uma meta em comum para todos. Muitas vezes vamos aderir a opiniões gerais sobre determinados assuntos, mas não podemos esquecer daquilo que realmente queremos. 


Para concluir, antes de investir, pense com calma se é isso mesmo que você quer e se vale a pena em relação a outras opções que lhe pareçam mais vantajosas. Lembre-se também o que combina mais com seu estilo de vida. 


Investimentos devem ser feitos sempre com cautela e sensatez. 


Texto Adaptado.Via MadiaNews.
Imagem Freepik.
Receba nosso conteúdo VIP!

Junte-se a nós e receba atualizações e sacadas incríveis sobre o Mercado Imobiliário, Dicas de Decoração, Arquitetura e uma pitada de bom humor

ARTIGOS RELACIONADOS
Titulo do artigo
Financiar ou alugar um imóvel? Qual seria a melhor opção para você.